Tratamento Facial

O que é Limpeza de Pele?

O procedimento da limpeza de pele consiste em submeter a pele já limpa e mais fina ao calor do vapor por alguns minutos para que os cravos possam ser amolecidos e assim propiciar a extração dos mesmos de uma maneira mais fácil e menos traumática. Após a extração é aplicada uma loção anti-séptica e ozônio ( substância altamente cicatrizante e bactericida ). A seguir, uma leve massagem com substâncias calmantes é feita e por fim a aplicação de máscara com ação descongestionante e anti-inflamatória. O filtro solar não pode ser esquecido durante o dia. O resultado imediato deste procedimento é uma pele com cor mais clara e homogênea e ainda uma textura mais fina e macia. A limpeza de pele é o primeiro passo para a manutenção e restabelecimento da beleza, luminosidade e maciez da cútis. Deve ser feita uma vez por mês ( salvo algumas exceções onde este tempo pode ser menor ), pois este é o período que os cravos levam para se refazer. Obedecendo-se este intervalo, a face permanecerá sempre limpa e viçosa com aspecto de pele mais jovem.

O que é Limpeza de Pele Profunda?

Consiste em fazer extrações de cravos, comedões e remoção de células mortas e controlar a oleosidade e equilibrar o PH da pele, proporcionando uma pele saudável, macia e viçosa. O procedimento ajuda a desobstruir os poros (limpeza) assim prevenindo doenças de pele. Além de propiciar uma pele mais macia, tônica e viçosa.

O que é Limpeza de Pele a Vácuo?

É o procedimento da limpeza dos poros da pele (retirando cravos) sem deixar marcas, pois se utiliza o revolucionário método de sucção.

O que é Tratamento de Gommage e Hidratação?

A pele tem um ciclo natural de renovação celular, que continuamente produz células mortas. Acumulando uma camada espessa de células mortas, a pele perde sua vivacidade, tônus e brilho. A Gommage é uma esfoliação que é feita no corpo todo, para retirada de células mortas fazendo assim com que mude o aspecto "opaco" da pele, facilitando a penetração dos nutrientes para o interior da pele. Ajuda também na melhora da circulação devido aos movimentos e à manipulação que é feita. Após a gomamage é efetuada a hidratação.

O que é Hidratação?

É parte essencial do tratamento, promovendo um aspecto saudável com maciez e elasticidade, repondo a umidade perdida. É aplicado creme hidratante rico em minerais naturais que enriquece a pele e produz uma camada que bloqueia a entrada de impurezas nos poro.

 

A Aromaterapia utilizada realmente de modo terapêutico exige alguns requisitos: o óleo essencial deve ser puro e de alta qualidade para que possua princípio ativo em suas moléculas as quais chegam ao sistema límbico, centro das emoções. Os óleos possuem propriedades curativas que atuam no sistema orgânico, emocional, mental e espiritual. Alguns óleos apresentam algumas restrições em seu uso devendo ser evitados em casos de hipertensão, epilepsia, primeiros meses de gravidez, pessoas alérgicas, distúrbios neuronais e nos demais casos, sendo bem administrados não são tóxicos.

Os óleos essenciais harmonizam sistemas e órgãos, restauram equilíbrio mente / corpo e fortalecem o sistema imunológico através de duas rotas principais: sistema olfativo e pele. Possuem efeitos: sedativo e calmante, estimulante ou antiséptico. Muitas são as formas de uso: através de banhos, inalações, massagens, compressas, bochechos, vaporizadores e sprays ambientais, diluídos em loções veículo tais como: óleo carreador ou cremes, shampoo, sabonete líquido ou simplesmente água no caso do spray. Normalmente indica-se misturar de 2 a 4 óleos com funções complemetares e evitar o uso prolongado do mesmo óleo (14 dias) De acordo com os métodos de utilização, observa-se que não devem ser ingeridos. O maior objetivo é trazer bem estar e equilíbrio.

Os óleos podem ser classificados de acordo com seu grau de volatilidade / evaporação:
· Alta volatilidade à leves: duram pouco (um dia) estimulam, energizam, revigoram
· Baixa volatilidade à básicos: duram mais tempo (uma semana) acalmam, sedam, relaxam
· Média volatilidade à evaporação intermediária efeitos balanceadores nos sistemas físicos do corpo: nivelam, equilibram, harmonizam.

A massagem terapêutica cada vez mais vem sendo prescrita por médicos para complementar aos tratamentos médicos tradicionais nos caso de doenças, contusões e dores visto que um número cada vez maior de pesquisas documentam sua eficiência.
A massagem não apenas faz o atleta se sentir melhor. Ela reduz os batimentos cardíacos e a pressão sangüínea, aumenta a circulação do sangue e o fluxo linfático, reduz as tensões e espasmos musculares, aumenta a amplitude dos movimentos e ajuda a aliviar a dor, melhorando assim o tratamento médico.

A massagem terapêutica envolve a manipulação das estruturas dos tecidos moles. A massagem suaviza e acalma, ajuda na redução do estresse, e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e doenças.
Trabalhando em conjunto com a Universidade Duke, pesquisadores do Touch Research Institute of the University of Miami School of Medicine mediram os níveis bioquímicos do corpo após a terapia da massagem e encontraram uma dramática redução dos níveis de cortisol, norepinefrina e dopamina . A pesquisa também registrou mudanças no nível de endorfina e seratonina depois da massagem esportiva. Esta alterações nos níveis de endorfina e seratonina podem reduzir a dor e também contribuir para a redução nas dores musculares pós-treinamento ou competição.

Cada esporte e evento atlético usa grupo de músculos de diferente maneiras. O terapeuta massagista voltado ao esporte deve estar familiar com cada músculo, grupo de músculos e como ele são afetados por movimentos específicos e os estresses de cada esporte. Estes terapeutas também devem ter treinados no uso apropriado de hidroterapia e crioterapia.

A terapia da massagem voltada ao esporte é freqüentemente baseada na massagem sueca e freqüentemente inclui o uso de um ou mais das seguintes técnicas:

Massagem Sueca Profunda

Aplicação em músculos específicos das técnicas de effleurage, petrissage e vibração.

Massagem de compressão

Compressão rítmica dos músculos, usado para criar uma hiperemia (acúmulo de sangue)  profunda e um efeito de suavidade nos tecidos. É geralmente usada como aquecimento profundo quando se quer um trabalho de massagem bem específico. 

Massagem nos Trigger Point/Tender Point

Posicionamento e pressão combinados dos dedos e/ou polegar nos trigger/tender point e em  músculos e tecidos conectivos para reduzir a hipersensibilidade, espasmo muscular e padrões de dor referidos que caracterizam o ponto. Deixados sem tratamento, tais trigger/tender points freqüentemente conduzem a movimentos restritos e dolorosos em regiões inteiras do corpo.

Massagem Linfática

Estimulação do sistema linfático ajudando assim na remoção dos edemas e hematomas.

A massagem para esporte, quando realizada regularmente, pode trazer os seguintes benefícios:

  • Reduz as chances de contusões por meio de alongamentos apropriados e também através da massagem nos tecidos profundos;
  • Melhora a amplitude dos movimentos e flexibilidade dos músculos, resultando numa melhora de força e performance;
  • Reduz os tempo de recuperação entre os exercícios de treinamento, isto quer dizer que você se sente mais disposto a treinar mais.
  • Melhora a eliminação do produtos metabólicos produzidos durante os exercícios.

Massagem de Manutenção

Os treinadores sabem que para manterem seus atletas no topo da forma física exige um programa regular de prevenção e manutenção assim como tratamento no local onde os  exercícios são realizados tanto antes e depois. 
Contusões, torções, escoriações e outras formas de acidentes requerem tratamentos variados para acelerarem a recuperação e reduzirem o desconforto. O terapeuta massagista pode ajudar nestas situações.

Um programa de manutenção efetivo está baseado no entendimento que o terapeuta massagista deve ter de anatomia combinados com um experiente conhecimento de quais músculos são mais ou menos solicitados durante a execução de um determinado esporte ou atividade física. De posse desta informação ele poderá trabalhar um músculo em particular ou grupo de músculos assim como tecidos específicos,  ajudando assim o atleta a manter ou melhorar a amplitude de seus movimentos bem como a flexibilidade dos músculos. A objetivo básico do programa de manutenção é ajudar o atleta a alcançar um ótima performance através de um treinamento livre de contusões.

Massagem na Competição

A massagem antes e após uma competição tem objetivos distintos, então vejamos:

Massagem Antes: A massagem antes de uma competição é usada como um suplemento ao atleta na hora do aquecimento pois melhora a circulação e reduz o excesso de tensão tanto mental como dos músculos. A massagem também melhorar a flexibilidade dos tecidos, preparando o atleta para sua performance máxima.

Massagem Depois: A massagem depois de uma competição tem como principal objetivo a redução dos espasmos musculares e produtos liberados pelo metabolismo durante exercícios vigorosos. Diversas técnicas de massagem desportiva aceleram o processo de recuperação do corpo, melhorando o retorno dos atletas aos altos níveis de treinamento e competição, reduzindo assim o risco de contusões.

Massagem de Reabilitação

Mesmo com manutenções preventivas, cãibras, contusões, rompimentos e dores musculares pode ocorrer mas a massagem desportiva pode acelerar o processo de recuperação e reduzir o desconforto durante o processo de reabilitação.

Técnicas de manipulação dos tecidos moles empregadas por terapeutas massagistas são eficazes nos tratamentos de dores agudas e crônicas. 
Por exemplo, acrescentando a massagem linfática  aos procedimentos padrões num estágio agudo de uma contusão poderá melhorar o estágio seguinte que é a hipoxi (falta de oxigênio no local da contusão ou ferimento) e ajuda no processo de escoamento da linfa através do sistema linfático, acelerando assim o processo de recuperação.

A técnica dos  trigger points (ou pontos de gatilho) reduz os espasmos musculares e a dor que ocorrem no músculos machucados. Quando a técnica de fricção das fibras cruzadas é aplicada na fase sub-aguda e de maturação do processo de cura melhor a formação dos tecidos além de deixá-los mais fortes, o que é vital para manter o região livre de dores permitindo assim movimentos de maior amplitude durante a fase de reabilitação.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que auxilia no processo de eliminação de impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea.

É pelo sistema linfático que percorre o líquido (linfa) incolor e transparente que filtra essas impurezas. Quando há algum problema na circulação linfática, essas impurezas podem ficar "paradas" em determinados pontos do corpo o que pode ocasionar inchaços, espinhas, edemas etc. Nesse caso, após uma avaliação, o especialista pode recomendar a drenagem linfática.

A linfa é o líquido responsável pelo "transporte" do excesso de líquidos e toxinas . Esse sistema, é constituído de vasos linfáticos que recolhem e depois filtram líquidos e dejetos que retornam para a circulação sangüínea.

A drenagem linfática foi criada pelo doutor Emil Vodder na década de 30, como um tratamento a seus pacientes que apresentavam os mais variados sintomas como: gripe, sinusite, renite etc. Esses paciente apresentaram os gânglios do pescoço inchados e duros, executando movimentos da drenagem linfática manual nos gânglios, doutor Emil Vodder identificou melhora significativa nos sintomas citados anteriormente.

Edema é o acúmulo de líquido em um espaço existente entre as células de um tecido conhecido como espaço intersticial. Geralmente, o edema diminui a circulação sanguínea prejudicando a nutrição dos tecidos. Dependendo do grau do edema, pode ser utilizada a drenagem linfática manual que pode proporcionar uma rápida diminuição do edema.

 

A drenagem linfática é executada através de movimentos circulares e suaves sobre os pontos onde existe os vasos linfáticos. Quando estimulados, a circulação linfática proporciona a distribuição de líquidos e a movimentação de toxinas em direção aos rins para que sejam eliminadas posteriormente.

 

Geralmente o curso de drenagem linfática prepara o profissional para conhecer sobre o método do doutor Vodder, componentes do sistema linfático, fluxo da linfa, capilares, vasos, fisiologia, indicações, contra-indicações, gânglios linfáticos, celulite, gordura localizada, vias linfáticas, conceitos sobre movimentos de acordo com a área de aplicação da técnica de massagem entre outros conhecimentos.

 

A causa da celulite é o acúmulo de gordura subcutânea que forçam a retração da pele causando a aparência de casca de laranja, a massagem linfática permite amenizar ou diminuir medidas e a celulite eliminando os líquidos retidos em determinados pontos do corpo.

 

Utilizando essa técnica de massagem você está trabalhando com dois recursos do sistema linfático, que seria a captação e evacuação. Os vasos linfáticos facilitam a eliminação de toxinas e o transporte de elementos nutritivos para várias partes do corpo.

 

Atualmente a drenagem linfática é uma das técnicas de massagem mais procuradas pois atua como um descongestionante eliminando o excesso de líquidos através da circulação linfática e por ativar o sistema imunológico.

 

Os movimentos geralmente executados nessa técnica de massagem são suaves, circulares e precisos  através de manobras com as mãos ou por equipamentos eletrônicos.

 

A massagem linfática corporal pode ser indicada por um médico ou especialista, para eliminar o excesso de líquidos ou toxinas e melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos. Após avaliação, pode ser que essa técnica seja indicada no tratamento de:

    drenagem linfática, massagem, curso
• Celulites;  
• Melhora a circulação sanguínea;  
• Diminui a retenção de líquidos;  
• Tratamento de certos tipos edemas;  
• Inchaços;  
• Tensão pré-menstrual;  
• Sinusite;  
• Stress;  
• Entre outras aplicações.